terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Haiti terremoto

Porto Príncipe e Washington - O número de mortos no terremoto do Haiti pode alcançar 100 mil, afirmou o primeiro-ministro Jean-Max Bellerive à rede de tevê americana CNN ontem. O número final de mortos pode ficar “bem acima dos 100 mil”, disse Bellerive. O país caribenho foi atingido por um terremoto de intensidade de 7 graus na noite de terça-feira.

Entre as vítimas está a pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e onze militares brasileiros que atuavam na força de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) liderada pelo Brasil no país. O Exército informou que outros sete militares estão feridos e outros sete continuavam desaparecidos até a noite de ontem.

Luiz Carlos da Costa, representante especial adjunto das Nações Unidas no Haiti, o mais alto funcionário civil da ONU de nacionalidade brasileira no país também estava desaparecido até a noite de ontem.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) foi particularmente atingida. A sede da missão foi danificada pelos tremores em Porto Príncipe e pelo menos 150 de seus membros estavam desaparecidos. O enviado especial das Nações Unidas para o Haiti, o tunisiano Hedi Annabi, foi morto pelo terremoto. Seu corpo foi encontrado ontem entre ruínas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que Annabi estava no prédio quando houve o terremoto, o pior no Haiti em mais de dois séculos.

A tragédia é a pior a atingir a ONU desde o atentado suicida de 19 de agosto de 2003, em Bagdá. Na ocasião, 22 pessoas morreram, incluindo o enviado especial da ONU no Iraque, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello.

Em Pequim, o Conselho de Estado informou que oito mantenedores de paz chineses morreram. A Jordânia confirmou três baixas.

O monsenhor Joseph Serge Miot, arcebispo de Porto Príncipe, está entre os mortos no terremoto. Ele tinha 63 anos. Missionários da arquidiocese encontraram o corpo do arcebispo no meio dos escombros do seu escritório, disse o padre Pierre Le Beller, do centro Missionário Saint Jacques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário